in ,

Nego Marley

Lucas Mateus, conhecido como Nego Marley na cena do rap e da poesia falada (Slam). O artista também é conhecido pela prática da rima na modalidade estilo livre. Sua entrada e identificação como artista se deu na necessidade de se expressar, social e politicamente. Através da poesia e da música, o artista passou a aprofundar diferentes estudos relacionados a sociedade contemporânea e seus processos históricos, assim como as mudanças estéticas e filosóficas do movimento hip hop.

Nego Marley acredita que a música é capaz de influenciar, produzir uma mudança na sociedade e na sua forma de pensar, principalmente entre os jovens. O poeta acredita que através do estudo e do conhecimento, da libertação das opressões raciais e de classe é possível promover uma alteração no destino da pessoa. As críticas são parte do processo de evolução, saber reagir as diferenças é o curso natural do crescimento do artista, segundo o mesmo.

Na cena da poesia e da música, das apresentações locais e intervenções, tanto em espaços públicos diversos como também em universidades e escolas, o artista vem desempenhando um importante papel na cultura local, na manutenção dos seus valores e na promoção de uma arte que interage diretamente com a educação e sua função social. Nas rimas improvisadas realizadas em oficinas nas escolas, Nego Marley é capaz de rimar sobre qualquer assunto de maneira criativa e pedagógica, abordando história, literatura, economia, filosofia e arte.

Projetos e Atividades:

Nego Marley faz parte de diferentes projetos de promoção de cultura na cena local de Campina Grande. Através de algumas das suas parcerias com a Batalha do Pedregal, o poeta foi convidado para ministrar oficinas de Slam em um colégio Estadual das Malvinas e na Universidade Estadual da Paraíba no ano de 2019 e 2020. Nesse sentido, um dos objetivos do artista é demonstrar mecanismos de aprendizado lúdico através da arte e do conhecimento. Seu ofício de MC de improviso vem assegurando uma grande notoriedade entre jovens secundaristas, pois a partir das rimas livres de conhecimento Marley pode debater e explorar qualquer assunto.

O Projeto Slam na Escola, já consolidado em parceria com a batalha do Pedregal abriu as portas para que Nego Marley implementasse um projeto de ensinar freestyle para jovens estudarem diferentes assuntos. Toda sua caminhada vem construindo um estilo diferenciado no processo de educação por via artística, no qual o artista também se admite educador social.

Apresentações e Oficinas:

Oficina de Poesia Falada (Slam) e Rima de Conhecimento (Batalha) CA de Letras

(2020)

Oficina Poesia Falada Colégio VGM em 2020

What do you think?

Written by yochanbeck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mc Nathan

Chorão